Bienvenidos a este pequeño espacio dedicado a los alunmos de Portugués. Aprenda de manera divertida con videos, canciones y ejercicios! Y si vives en Buenos Aires y todavia no eres un alunmo de Portugués comunicate conmigo!

miércoles, 27 de enero de 2010

EXERCÍCIOS

Verbo Ser/ Estar / Ter

1) Complete com a conjugação verbal adequada:

a. Eu não ............(ser) bom nos esportes, mas ........... (ser) bom nos estudos.
b. Você ............. (estar) com sede?
c. O que ele ......... (ter)hoje?
d. Ele .........(ser)muito divertido!
e. De onde você .........(ser)?
f. Eu ........ (estar)muito ocupada agora.
g. Eu ...........(ter) algumas ideias para o projeto.
h. Nós...........(estar) procurando um apartamento.
i. Eles sempre ............. (ter) aulas de português nas quartas-feiras.
j. Vocês ...........(ser) os novos alunos?
k. Elas ........... (estar) na aula de dança.

2) Complete com os verbos ser, estar ou ter na conjungação adequada.

a. Ana .......... 13 anos e ......... uma menina muito inteligente. Ela ........... dois irmãoes mais velhos que ........ sempre brigando entre eles. Eles já ............. na faculdade, mas não ............ bons alunos. Mas Ana ......... boa aluna, ela .......... boas notas. Ana  ........ um gato que se chama Chico, ele ............ olhos amarelos e pelo escuro.


b. - O que você ........ fazendo
    - Eu ............. pintando um quadro.
    - E desde quando você ............ pintora
    - Eu ainda não .......... pintora, mas .............. que tentar para um dia ser uma.
    - É verdade, vá em frente porque você ............. talento!

***
Las respuestas de los ejercícios de arriba están en los comentários!

En el próximo post veremos los articulos definidos y indefinidos y las principales preposiciones.

Até mais pessoal!

1 comentario:

  1. Respuestas de los ejercicios publicados:

    1)a. sou / sou
    b. está
    c. tem
    d. é
    e. é
    f. estou
    g. tenho
    h. estamos
    i. têm
    j. são
    k. estão

    2. a) tem, é, tem, estão, estão, são, é, tem, tem, tem.

    b. está, estou, é, sou, tenho, tem.

    ResponderEliminar